07 de junho de 2017

5° Encontro de Viajantes em Teresópolis

Como vocês puderam acompanhar pelo Instagram, de 2 a 4 de junho Teresópolis recebeu uma turma de blogueiros para comemorar o aniversário de cinco anos do blog do Fábio, o Intrip. Depois de alguns anos de hiato nas comemorações, o Fábio percebeu que não podia deixar o quinto aniversário passar em branco, por isso, idealizou um novo encontro de viajantes e convidou quinze blogs de diferentes regiões do Brasil para celebrar. E com muito orgulho e prazer, o Em Cantos foi um deles.

Confira nesse post a programação completa, os blogs presentes, as pessoas envolvidas… Tudo o que rolou no 5° encontro de viajantes do Intrip nesse final de semana.

Encontro de Viajantes em Teresópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro

Dia 1

Nosso ponto de encontro no Rio de Janeiro foi o Aeroporto Santos Dumont. Como alguns blogueiros chegariam de outros estados por lá, ficava mais fácil ter o aeroporto como nosso ponto de partida.

Encontro de Viajantes Teresópolis

Nosso ônibus da Viação Teresópolis nos buscou no Aeroporto Santos Dumont

Depois de todos a bordo, começamos a viagem. Achávamos que ia ser rápido, mas era uma sexta-feira e claro, o trânsito já estava caótico antes mesmo das 17 horas. Tudo parado, o jeito foi apreciar o pôr do sol na Linha Vermelha.

Encontro de Viajantes Pôr do sol

Lindo, não?

Teresópolis fica aproximadamente 95 Km da capital carioca, e é um dos municipios que compõem a Região Serrana do estado do Rio de Janeiro. O município foi escolhido pelo querido Fabio devido à sua paixão pelo lugar. Ele idealizou esse encontro de viajantes em Terê justamente para compartilhar conosco o que a cidade tem de melhor. E conseguiu.

Chegamos na Pousada Terê Parque e já estava noite, logo, não foi possível ver a verdadeira beleza do lugar sob a luz da lua.

Confira aqui o review completo da Pousada Terê Parque = >Pousada Terê Parque: Você não vai se arrepender de escolher esse cantinho em Teresópolis

Mal chegamos, conhecemos nossos quartos e já estávamos do lado de fora novamente.

Teresópolis, meu caro, é a cidade mais alta do estado do Rio, consequentemente, a mais fria. Carioca da gema que sou, só me faltou um protetor de orelhas. Juro, eu estava toda agasalhada. Acho o clima ótimo, curto de verdade. Mas eu não posso sentir um pouquinho de frio, senão estraga, e nada poderia estragar essa trip né!? E constatei que não era a única.

Devidamente encapuzados e agasalhados, subimos no ônibus novamente rumo à Don Phillipe Gastronimia. Lá, fomos carinhosa e calorosamente recebidos pelos anfitriões da casa. Em um ambiente aconchegante e agradável, começamos um bate papo descontraído com antigos e novos amigos. Tivemos a oportunidade de conhecer o vasto menu de pizzas com sabores incríveis e variados, dos mais tradicionais aos mais exóticos. Ainda experimentamos as massas deliciosas e claro, os famosos caldos para esquentar um pouquinho. Para deixar a noite ainda mais gostosa, a Rota Cervejeira RJ nos proporcionou um menu degustação com as opções mais favoráveis para o determinado sabor de pizza ou massa.

Encontro de Viajantes brinde rota cervejeira

Uma amostra do que a Rota Cervejeira preparou para nós

Encontro de Viajantes Don Phillipe

Encontro de Viajantes em Teresópolis

Pizzas doces, não víamos a hora…

Encontro de Viajantes Espaguete no grana padano

Espaguete no grana padano

Uma delícia

Encontro de Viajantes Carioca sem fronteiras

Adorei rever minha amiga Dhebora, do Carioca Sem Fronteiras

Encontro de Viajantes jantar em teresopolis

Turma animada no primeiro dia do encontro de viajantes

Depois de muita massa, nos restou voltar para a pousada um pouco mais pesados e descansar, afinal, o dia seguinte prometia.

Dia 2

Para conhecer a pousada, agora na luz do dia e fazer umas fotos, eu e as meninas do meu quarto acordamos super cedo. Aliás, deixa eu abrir um parêntese. Eu adorei conhecer essas gurias, apesar de morar no Rio há anos, a Denise do blog Viajante Solo é gaúcha e ainda tem um forte sotaque – que eu acho um charme – e é uma pessoa com o astral lá no alto. Já a Gabi do Devaneios de Biela é de Curitiba, gente finíssima também, e assim como eu, estava muito ansiosa para conhecer a pousada com um solzinho.

Como acordamos antes que todo mundo, tivemos o privilégio de ter a pousada só pra gente.

Encontro de Viajantes Pousada Terê Parque

O pátio e os três blocos da pousada

Encontro de Viajantes Pousada onde ficar em teresópolis

Um charme de lugar

Encontro de Viajantes onde ficar em teresópolis

Encontro de Viajantes Academia na pousada

Academia bonita, com aparelhos que suprem qualquer viagem e uma vista privilegiada

Faça a sua reserva aqui no blog, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a página a se manter ativa e com qualidade => Booking.com

Depois de fazer um book incrível só da pousada – o que não era muito difícil, né? Como ficou explícito nas fotos, a pousada é linda até dizer chega – fomos tomar um reforçado, majestoso e delicioso café da manhã. Tem coisa mais gostosa que essa mesa?

Encontro de Viajantes frutas no cafe da manhã

Eu amo frutas

Encontro de Viajantes cafe da manha

Fartura

Encontro de Viajantes em teresópolis

Sempre como nos hotéis e pousadas

Encontro de Viajantes bolos, frutas e sucos

Mas tem opções tentadoras demais também

Acho que é uma das partes mais felizes da viagem, concorda!? Como não brilhar os olhos diante de tanta fartura e gostosura. A Pousada Terê Parque entende de café da manhã reforçado ;)

Dizem que a refeição mais importante do dia é o café da manhã. É aqui que você recarrega suas energias para enfrentar um dia cheio de atividades. Fizemos isso maravilhosamente bem.

Subimos no ônibus novamente, e agora nosso destino era o o Parque Nacional Serra dos Órgãos (PARNASO). Um lugar inédito para mim, mas que há algum tempo eu queria conhecer e que particularmente, tinha um significado especial.

Como a pousada ficava bem próxima à entrada do parque, nossa viagem foi super curta. Mas antes de chegar no Parque, fizemos uma breve parada no Mirante do Soberbo. Como no dia anterior chegamos na cidade e já era escuro, não conseguimos fazer aquela clássica foto no mirante com a Serra dos Órgãos atrás.

Encontro de Viajantes Mirante do Soberbo

A galera reunida no Mirante do Soberbo

Encontro de Viajantes Serra dos Órgãos

A Serra dos Órgãos

Depois de algumas fotinhos, agora sim, rumo ao parque. Chegando no PARNASO fomos encaminhados para um auditório, pois iríamos assistir um pequeno ciclo de palestras.

A primeira foi com a bióloga Isabela Deiss de Farias que nos contou a história do parque, sua biodiversidade, a importância da preservação, manutenção e a interação visitante/parque. Foi muito bacana ver a paixão dessa mulher pelo parque.

Encontro de Viajantes palestra 1

A bióloga nos mostrando o crescimento do turismo no Parque Nacional Serra dos Órgãos

Encontro de Viajantes Palestra

Em seguida ouvimos o próprio Fábio, idealizador e organizador do encontro de viajantes. Ele conversou conosco sobre sua paixão pela cidade, agradeceu aos apoiadores do encontro e nos contou sobre um novo projeto que visa crescer o turismo direto com natureza da região, o The Exp. Super animada para poder fazer parte dessa nova abordagem do turismo na região.

Encontro de Viajantes Palestra 2

Fábio agradecendo aos apoiadores

Encontro de Viajantes the exp

E apresentando seu mais novo projeto

A terceira e última palestra, eu estava particularmente animada. Uma semana antes dessa viagem a Teresópolis eu comprei uma passagem para um lugar que sempre sonhei conhecer, mas deixava para depois, sempre empurrando para a categoria do quem sabe um dia. Nessa viagem, eu pensei de cara: quero fazer um trabalho voluntário! Mas depois eu conto mais sobre essa pequena loucura que fiz. O surpreendente foi que, logo depois que comprei a passagem para o tal lugar e pensei em me voluntariar, o Fábio me mandou por email a programação de Teresópolis. Nele, havia o nome da Mariana e uma breve apresentação do seu trabalho. Li e fiquei de boca aberta. ERA EXATAMENTE O QUE EU QUERIA. Ela foi e ainda é voluntária no pais que eu quero ir e ajudar.

Encontro de Viajantes palestra 3

A palestra da Mari que eu tanto esperava

Achei isso a maior obra do destino. A Mari nos contou em sua palestra que fez da sua paixão um negócio. Ela é a fundadora do Volunteer Vacations, uma empresa que capacita, certifica e oferece uma assistência segura de pessoas que tem interesse de trabalhar como voluntário em lugares de reabilitação de animais, creches e escolas em vários pontos carentes do mundo. Eu fiquei muito feliz em poder ouvir alguém com uma vasta experiência falando sobre algo que eu tinha acabado de querer fazer.

Foi muito importante para mim ver a paixão e o brilho no olhar da Mariana enquanto ela palestrava e contava um pouco da sua história e de como tudo surgiu. Trocamos números de telefone e já até falei com ela depois da viagem. Coisas incríveis estão por vir ;)

Um dos parceiros da Mari é o Gilson Fumaça, já contei sobre o trabalho dele aqui no blog, confira => Tour pelo Santa Marta: O que a Globo não mostra

Depois que as palestras terminaram, tivemos uma linda surpresa. Uma cesta de lanche, preparado com todo carinho pela La Violeteira.

Da cachu à praia, o Estado do Rio é opção para todos os gostos => Arraial Vip Turismo Náutico: Uma Excelente Opção em Arraial do Cabo

La Violeteira

Minha cestinha da La Violeteira

Encontro de Viajantes Carioca Sem Fronteiras

Casal querido – Carioca Sem Fronteiras

Estava tudo uma delícia. Foi um bom reforço para a próxima atividade: uma caminhada até o Poço Dois Irmãos. A trilha é super simples, até as crianças fizeram. Chegando no Poço, curtimos o visual, fizemos umas fotos e relaxamos um pouquinho.

Encontro de Viajantes PARNASO

No salão do parque com várias painéis e mapas informativos

Encontro de Viajantes trilha Petrópolis - Teresópolis

Henrique, nosso guia, explicando a trilha Petrópolis – Teresópolis e os picos mais importantes da Serra dos Órgãos

Depois voltamos para o ônibus e fomos conhecer de perto a Granja Comary, onde fica a CBF e onde a seleção brasileira fica quando há jogo no Estado do Rio.

Encontro de Viajantes Granja Comary

O lago da Granja

Encontro de Viajantes CBF

CBF

Com mais fotos no cartão de memória, voltamos para o ônibus rumo à pousada. Era hora de se preparar para o jantar.

Dessa vez fomos conhecer o Varietá Grill, um amplo restaurante que como o nome já sugere, tem uma invejável variedade de opções e que agrada a todos os gostos. E a melhor parte, o lugar se compromete com a qualidade. Eu fiz uma pequena prova da comida japonesa, a tradicional e o melhor da noite, um caldo de cebola que nunca tinha provado igual. JURO!

Varietá Jantar Encontro de Viajantes

Nosso grupo

Encontro de Viajantes varietá

Japa

Encontro de Viajantes carnes

Carnes

Encontro de Viajantes Varietá

Essa sopa de cebola vai difícil de esquecer

Encontro de Viajantes Varietá sobremesas

Água na boca só de lembrar

O ambiente descontraído foi excelente para a confraternização do nosso grupo. E assim encerramos o segundo dia em Terê. A cidade já tinha definitivamente encantado a todos.

Dia 3

Infelizmente, tinha chegado o nosso último dia na cidade. Nos restava curtir ao máximo o lugar, os amigos e claro, fazer umas fotos. E nessa manhã de domingo, tivemos o prazer de conhecer de perto as araras do viveiro que a Pousada Terê Parque tem. Essas aves já nasceram em cativeiro, são autorizadas pelo IBAMA para estarem ali, e tem interação com os hospedes apenas por um período do dia. Depois disso, o tempo é só delas.

Confesso que senti muita cosquinha na mão, mas foi uma delícia começar o dia na cia desses animais tão incríveis.

Encontro de Viajantes araras

Encontro de Viajantes viveiro de araras

Eu amei essa experiência

Encontro de Viajantes Pousada em teresopolis

Dando um até logo para essa pousada maravilhosa

Depois de mais um reforçado e espetacular café da manhã, fizemos check-out na pousada, afinal, depois das nossas próximas atividades voltaríamos para a capital.

Não tínhamos ideia do que nos aguardava. Na estrada de Teresópolis para Friburgo, um sobrado e um casal que reside no lugar iriam roubar nossos corações.

O Sobrado Histórico José Francisco Lippi, com arquitetura do século XIX, foi herdado para Seu Lippi em 1990, mas apenas em 1997 ele e sua esposa, Dona Regina, resolveram sair do centro de Teresópolis para morar no tal sobrado. Durante a mudança, acharam nos porões da casa, inúmeros caixotes e dentro de cada um deles, um tesouro da cidade. Incontáveis documentos da cidade e seus moradores, cédulas de uma moeda antiga, registros de nascimentos, casamentos e falecimentos. Tudo fazia parte da cidade e contava um pouco de sua história.

Não demorou muito parar o casal perceber que o interessante dos moradores e até dos visitantes sobre o material encontrado. Por isso, eles decidiram fazer dessa casa, desse sobrado, um museu-memória e abriram sua portas para o público.

Como uma paixão de dar gosto, eles nos receberam e mostraram cada cantinho da casa. Foi uma visita surpreendente e muito especial.

Confira aqui o post completo sobre esse passeio imperdível => Museu José Francisco Lippi: Um “Must Do” em Teresópolis

Encontro de Viajantes Sobrado Histórico José Francisco Loppi

Chegando no Sobrado

Encontro de Viajantes Sobrado Histórico José Francisco Loppi Século XIX

O sobrado é datado do século XIX

Encontro de Viajantes Sobrado Histórico José Francisco Loppi museu-memória

Uma pequena amostra do que é o lugar, mas vou fazer um post dedicado ao museu

Encontro de Viajantes Sobrado Histórico José Francisco Loppi sr e sra Lippi

Casal maravilhoso que tivemos a oportunidade de conhecer

Foi difícil a gente se despedir desse lugar, viu? Tínhamos que almoçar e voltar para o Rio, mas o desejo de todo o grupo era de passar o domingo sentado na grama ouvindo as histórias do casal.

Para fechar nosso encontro de viajantes com chave de ouro, o almoço foi num lugar que eu – fã de rock – amei conhecer. O lugar escolhido foi o Paradise Garage. O pub/garagem nos hipnotizou. Ali a gente se deu conta de que nossa viagem estava chegando ao fim, que tinha sido tudo maravilhoso e que precisámos aproveitar ao máximo esse finzinho.

Todos nós amamos o restaurante que tem sido destaque na cidade. Apaixonados por carros, motos, kombis e afins podem visitar a oficina onde acontecem as restaurações. Para os amantes de um bom rock, o restaurante tem música ambiente de qualidade, decoração temática e noites badaladas com muita bateria e guitarra.

Encontro de Viajantes Viação Paradise Garage

A fachada já é uma prévia da beleza do lugar

Encontro de Viajantes Paradise Garage Oficina

Alguns carros já restaurados

Encontro de Viajantes Paradise Garage chopp

Diversos chopps

Encontro de Viajantes Paradise Garage cardárpio

Na minha mão um chopp, na outra, um cardápio

Encontro de Viajantes Paradise Garage churros

Sobremesa dos deuses para fechar a viagem com chave de ouro

Assim, encerramos as comemorações do quinto aniversário do blog Intrip. Foi uma honra poder participar desse encontro de viajantes com um grupo tão bacana, rever alguns amigos e fazer novos, e claro, conhecer Teresópolis foi a cereja do bolo. A cidade me encantou tanto que já está na minha agenda o tópico: explorar as trilhas da região. Quero conhecer mais, estar mais em contato com o parque e voltar nesses lugares tão especiais.

Encontro de Viajantes Viação Teresópolis

Grupo nota 10

Encontro de Viajantes The EXp

Um agradecimento especial à Ana e ao Henrique pelo final de semana impecável

Esse post vai ficando por aqui, mas outros virão. Confira no vídeo abaixo, a matéria que TV local fez sobre o encontro. Uma das minhas fotos está lá ;)

E você, conhece Terê? Já foi? Me conte suas experiências. Se você ainda não conhece, conte o que achou da cidade com esse breve relato.

Encontro Intrip

Organização: Fábio Lima (INTRIP)
Convidados: Diana Schrock (Histórias da Di), Cris Stilben (Cris Pelo Mundo), Rafael Miranda(Para Viagem), Zelinda Arêas (Em Cantos Fotográficos), Denise Tonin (Viajante Solo), Gabi Pizzato (Devaneios de Biela), Roberta Martins (Territórios), Gardenia Rogatto (Gardens) (Não Pira, desopila), Carol Moreno (Mochilão Trips),Mauricio Oliveira(Trilhas & Aventuras), Fabio Pastorello (Viagens Cine),Lily e Julio (Apaixonados por Viagens), Naira e Eduardo (Embarque na Viagem),Dhebora e Rafael (Carioca Sem Fronteiras),Thais Costa (Viagem em cena) e Gilson Fumaça (Favela Scene).