07 de dezembro de 2016

Encontro de Blogueiros de Viagem da RBBV 2016

Eu disse que Beagá ia tremer. E tremeu! De 24 a 27 de novembro, rolou o encontro de blogueiros de viagem da RBBV em Belo Horizonte, e eu levei o Em Cantos para esse que provavelmente foi o maior encontro de blogueiros do Brasil.

Um pouco antes de criar o meu blog, lá em 2015, quando eu ainda estudava sobre a ideia, eu estava navegando em um blog de viagem cujo os autores tinham três rostinhos simpáticos. Estava encantada com os textos e com aquelas aventuras, que de repente eu vi um selo da RBBV e claro, de curiosa, cliquei.

Eu descobri que a RBBV ou, a Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem, é uma comunidade de blogueiros – que hoje já conta com 1000 blog inscritos –  criada em novembro de 2011, e desde então tem como objetivo compartilhar informações, trocar dicas sobre a blogosfera viajante, e também auxilia em como profissionalizar um blog de viagem. Fiquei impressionada com o tamanho da rede naquele momento.

O tempo passou, eu criei o blog, fui aceita na RBBV esse ano, e tenho aprendido muito com o grupo. E quando surgiu a ideia do encontro de blogueiros, eu acho que fui uma das primeiras a fazer a inscrição. Queria estar perto de tanta gente fera, dos meus ídolos, blogueiros que admiro, conhecer pessoas novas e principalmente, eu queria aprender.

E no post de hoje, eu vou contar como foi participar desse mega encontro que reuniu mais de 150 blogueiros, a programação do evento, os temas das palestras e quais foram as minhas impressões.

-Dia 24-

Chegando em BH

Do Rio para BH de avião é um pulo. O avião mal sobe e já tem que descer. Em 40 minutos já estava desembarcando na terra das blogueiras de moda. Fiz pose e tudo, crente que estava abafando. Mas ao contrário das blogueiras de moda ricas que entopem a mala do carro com suas malas da Louis Vuitton, eu optei pelo ônibus Confins X Aeroporto da Pampulha. Por R$ 12,10 reais eu usei o transporte público da Conexão Aeroporto, onde o motorista gentilmente colocou minha malinha no bagageiro.

Uma pena o ônibus não ter ar condicionado. Isso mesmo, não tem ar. Se não fosse isso teria sido perfeito, porque Beagá é quente pra carambaaaa!

Depois de aproximadamente 40 minutos cozinhando, desci do ônibus no Aeroporto da Pampulha. Mais 10 minutos caminhando – e cozinhando – cheguei no meu hotel.

Hospedagem

Me hospedei no Quality Pampulha, na Avenida Presidente Antonio Carlos. Bem próximo ao Mineirão. Eu optei por esse hotel porque 1) tinha visto que as avaliações eram boas e 2) no domingo as palestras seriam no auditório do hotel. Então uni o útil ao agradável.

Não só eu, mas uma galera da RBBV também estava com reserva para o Quality. Muitos blogueiros encheram o hotel e compartilharam momentos super divertidos e que entraram para história no Encontro RBBV. A equipe do hotel foi muito acolhedora e sempre prestativa.

Eu dividi uma Suíte Superior Twin Não Fumante com uma amiga virtual que finalmente pude desvirtualizar nossa amizade nesse encontro. A Viviane do Vivi na Viagem só chegaria no dia 25, mas eu já estava super ansiosa para conhecê-la.

Encontro de Blogueiros Suite Quality Pampulha

Suíte super charmosa e aconchegante (Foto da Angela do Viajando em 3, 2, 1…)

Encontro de Blogueiros Caipirinha no Olegario

Welcome drink

Encontro de Blogueiros Restaurante Olegario

O restaurante do hotel é o Olegário. Amplo, bonito e com os funcionários mais simpáticos da terra :D

Encontro de Blogueiros cafe da manha

Um café da manhã pra lá de caprichado

Encontro de Blogueiros cafe da manha light

Tentei ser fitnexx

Encontro de Blogueiros almoço

Penne ao molho gorgonzola com filet mignon. Dos deuses…

Curtiu o hotel? Confira as tarifas acessando esse link.

Happy Hour no Max Savassi

Depois de um delicioso banho no Quality, me arrumei e peguei um Uber para chegar no Hotel Max Savassi. Já estava super ansiosa para conhecer os blogueiros que estariam presentes, mas um pouco receosa, afinal, eu sou meio tímida pessoalmente e falo pouco mesmo.

O Max Savassi oferece à hospedes e não hóspedes um delicioso happy hour das 17h até as 22h. A equipe do hotel reservou um espaço para os blogueiros presentes e deu show no atendimento. Cerveja, sucos variados, refrigerantes e muitos petiscos, além de doces incríveis que fizeram a consciência pesar.

Esse pré-encontro foi ótimo. Deu para sentir o clima de euforia da galera. Todos animados e cheios de expectativa para o final de semana.

Encontro de Blogueiros no Max Savassi

Olha eu ali no cantinho direito, meio tímida. (Foto: Carol Duque do Idas e Vindas)

-Dia 25-

Conhecendo o Mineirão

A manhã do dia 25 era livre. O encontro mesmo só iria começar as 12:30h, quando o ônibus saísse do Quality. Mas eu, gaiata do jeito que sou, levantei cedo, tomei café da manhã e fui andando até o Mineirão. Palco do fatídico 7 x 1.

Claro, eu queria ver o campo, mas o Museu Brasileiro do Futebol me encantou. Vou dedicar um post todinho para essa minha visita ao Estádio Governador Magalhães Pinto. Assine a Newsletter para receber as novidades por email.

Leia o post sobre o Estádio do Mineirão => Conhecendo o Estádio do Mineirão

Encontro de Blogueiros Mineirão

O jogo que marcou para sempre a história do futebol mundial aconteceu aqui nesse campo. Dois anos depois, o Mineirão também foi palco de alguns jogos da Olimpíada Rio 2016.

Começando o Encontro de Blogueiros

Depois do meu passeio pelo Mineirão. Voltei para o hotel, tomei banho e esperei minha roommate chegar. Foi incrível, a gente já se dava super bem virtualmente, e ao vivo foi batata. Pura afinidade. A Vivi é muito alto astral pessoalmente, e com um humor sagaz me tirou milhões de gargalhadas.

Descemos para o hall do hotel para esperar o ônibus que a SETUR disponibilizou para nós e que nos levaria para o Mercado Central de Belo Horizonte. Estávamos muito animadas!

A entrada do hotel já estava cheia de blogueiros de vários cantinhos do Brasil e do mundo. Sim, do mundo. Alguns blogueiros brasileiros que moram fora estavam presentes para o evento, além do Keith Jenkins do blog Velvet Escape. Ele veio de Amsterdan e também era um dos palestrantes.

E foi aí que começou uma bagunça gostosa. Todo mundo tentando se identificar, se reconhecer, troca de cartões, reencontros, abraços, uma festa sem fim. Começava oficialmente o Encontro da RBBV 2016.

Mercado Central de Belo Horizonte

Tivemos uma recepção maravilhosa no Mercado Central. Nos foi servido um “café da manhã” com muita comida típica deliciosa, também ganhamos uma camiseta e ainda tivemos direito a uma visita guiada pelos corredores do mercado. Foi ótimo poder conhecer os cantinhos do lugar e suas particularidades.

Encontro de Blogueiros mercado central

Olha nosso café da manhã delícia e super divertido. (Foto do Fabio do Viagens Cinematográficas)

Cada um aproveitou e degustou da melhor maneira que pode. São inúmeras lojas com produtos típicos e que enriquecem o turismo da cidade. Pude ver de perto o tão famoso pão de queijo recheado do Empório João & Maria.

Encontro de Blogueiros Emporio Joao e Maria

O Pão de Queijo é um pouquinho maior dos que são vendidos no Rio, e cortado ao meio, é recheado com o sabor de sua escolha. Eu provei o de carne seca e o de linguiça ;P

Adorei conhecer também a DU PAIN & C.A uma padaria que tenta resgatar as originais receitas dos pães franceses, usando ingredientes da região de Minas. A padaria já ganhou prêmios importantes em menos de um ano de inauguração. O cheiro do lugar é enlouquecedor de tão gostoso. Fiz uma foto e saí correndo.

Encontro de Blogueiros Du Pain

Encontro de Blogueiros corredores do mercado central

Gastronomia, artesanato, moda… Tudo de raíz mineira. Vale muito a pena conhecer o Mercado Central e se deixar encantar por essa cultura tão rica.

Encontro de Blogueiros preços mercado central

E o melhor. Os preços são ótimos :D

Jantar de Boas Vindas no Maria das Tranças

Para fechar o primeiro dia oficial desse mega encontro de blogueiros, o Restaurante Maria das Tranças em parceria com a EasySim4U nos ofereceu um jantar de boas vindas com o melhor da comida mineira. A essa altura, mais blogueiros já tinham chegado na cidade e o resultado foi um restaurante lotado de pessoas com milhares de quilômetros de histórias para contar.

Além do jantar e da imensa confraternização, nós fomos contemplados com um chip da EasySim4U. Isso mesmo, cada blogueiro ganhou um e já poderá usar em sua próxima viagem para o estrangeiro.

Encontro de Blogueiros Jantar

Muita comida típica, petiscos e bebidas. (Foto da Alessandra do Tô Pensando Em Viajar

Encontro de Blogueiros Zelinda Arêas

-Dia 26-

Iniciando as Palestras

O primeiro dia de palestra foi no MAP (Museu de Arte da Pampulha). O auditório foi reservado para nos receber. Chegamos bem cedinho para fazer umas fotos.

Agora sim, era hora de pegar meu caderninho da Zarpo, que eu tinha ganhado na noite anterior, minha caneta da Disney que eu também tinha recebido na bolsinha de boas vindas, sentar lá na frente e tentar absorver o máximo de informação que eu pudesse. E para que? Para aprender com entende e tem mais tempo de estrada do que eu e fazer com que esse cantinho fique cada vez melhor e que não só os meus sonhos, mas os sonhos dos leitores também se tornem realidade depois de ter lido um conteúdo de qualidade aqui.

As palestras do dia 26 foram as seguintes:

Tendências do Mercado de Turismo Mundial e Brasileiro com a Claudia Saleh do Aprendiz de Viajante e o Keith Jenkins do Velvet Escape. Os dois sacam muito sobre a blogosfera gringa, porque ela vive em Orlando e ele em Amsterdam. Abriu nossas cabeças e trouxe inspirações sobre o mercado externo.

Encontro de Blogueiros Keith Jenkins

A palestra toda em inglês foi ótima para saber o meu nível de ferrugem no idioma. Mas graças ao menino Jesus eu consegui acompanhar. (Foto do Kaio, ou melhor, do Coiso do Blog Coisos On The Go!)

Influência e Marca: Como usar as mídias sociais para alavancar o seu blog com moderação da Luciana Misura do Colagem. As painelistas foram a Lillian Brandão do Nerds Viajantes, Lily Pestana do Apaixonados por Viagens e a Claudia Saleh do Aprendiz de Viajante. Foi um bate papo super bacana sobre as diferentes redes sociais que as três são fortes: Snapchat, Instagram e Facebook respectivamente.

Monetização e Afiliados moderado pelo Thiago Khoury do Rodei e os painelistas foram a Julia Minhoto supervisora de mídias do Viajanet, o Rafael Miranda do Para Viagem e a Ana Catarina do Turista Profissional. Aprendi muita coisa bacana nesse módulo sobre como monetizar o blog.

Encontro de Blogueiros Palestra

E nessa foto nem está todo mundo! (Foto da Alessandra do Tô Pensando Em Viajar)

Encontro de Blogueiros Amigos

Adivinha quem sou eu \o/ (Foto do Kaio do Blog Coisos On The Go!)

Depois das palestras e de muita troca de figurinha e cartões nos intervalos, fomos fazer o City Tour organizado pela SETUR em parceria com a BELOTUR.

Museu de Arte da Pampulha

O Tour começava pelo Complexo Arquitetônico da Pampulha, e como já estávamos no Map, a ponto de partida foi ali mesmo. Conhecemos um pouco da sua história e descobri que o lugar foi um Cassino nos anos 40, período em que o então prefeito era Juscelino Kubitschek. O lugar movimentava a região na época e atraía jogadores de todos os cantos do pais. Projetado por Oscar Niemeyer, o prédio virou museu em 1957 depois de 10 anos fechado.

Encontro de Blogueiros Museu de arte da Pampulha

O MAP foi o cenário escolhido para o primeiro dia de palestras e o ponto de partida para o nosso City Tour. Um drama para fazer essa foto. Mas vida de fotógrafo é isso mesmo. Muita paciência… kkk

Encontro de Blogueiros MAP Oscar Niemeyer

Oscar Niemeyer sendo Oscar Niemeyer

Quando estávamos saindo do MAP, rumo ao nosso ônibus – a SETUR disponibilizou três para a nossa mega turma de blogueiros – nos deparamos com uma cena linda. Uma jardineira Chevrolet datada de 1957, um motorista e três guias, todos em trajes de época. Se tratava do Pampulha Retrô Tour, um projeto idealizado pela Belotur que consiste em levar o público para um passeio pela região da Pampulha. É uma verdadeira viagem no tempo.

O passeio custa 20 dinheiros, e só acontece nos finais de semana. Eu fiquei morreeeendo de vontade de fazer. Mas não dava, né? Depois que todo mundo conseguiu uma foto, fomos enfim para o nosso ônibus.

Encontro de Blogueiros Pampulha retrô tour

Pode parecer charme, mas eu dificilmente gosto das minhas fotos. Sempre acho que poderia ter feito melhor. Mas essa… Eu me senti uma fotógrafa de Hollywood tentando o melhor ângulo para clicar uma estrela de cinema. E sinceramente, eu acho que estou indo no caminho certo. O motorista olhou para mim, apontou, e praticamente disse: Vai que é tua, Tafarel!

Igreja São Francisco de Assis

Considerada a obra-prima (leia-se queridinha) de todo o Complexo da Pampulha , Patrimônio Cultural da Humanidade, a Igreja de São Francisco de Assis se revelou mesmo um xodó para todos que não a conheciam. Também projetada por Oscar Niemeyer com os painéis de Cândido Portinari, o lugar foi cenário de muitas fotos.

Encontro de Blogueiros Igreja de São Francisco de Assis Pampulha

A fachada da Igreja, voltada para a lagoa.

Encontro de Blogueiros Painel de Portinari

O painel de Cândido Portinari. Devido à sua arquitetura inusitada para a época, a igreja proibiu o culto durante anos.

Encontro de Blogueiros RBBV 2016

Esse encontro de blogueiros foi lindo de se ver. E nessa foto só tem a galera do ônibus 1 e do ônibus 2

Mirante do Mangabeiras

Depois de muita bagunça boa e muita foto do lado de fora da Igreja de São Francisco, continuamos o nosso city tour e fomos até o Mirante do Mangabeiras. Área de preservação ambiental, o mirante fica no bairro Mangabeiras, e com dois decks de observação, o lugar proporciona uma visão da cidade de tirar o fôlego.

Encontro de Blogueiros Mirante em Belo Horizonte

Encontro de Blogueiros Belo Horizonte

Belo horizonte meeeeesmo

Encontro de Blogueiros Mirante do Mangabeiras

Área com muito verde. Ótimo para um bate papo ou para a prática de esportes

Praça da Liberdade e Museus

Nessa hora, infelizmente o cansaço bateu. Eu, a Vivi e a Ana do Entre Viagens optamos por deixar o grupo e ir para o hotel por conta própria. Queríamos muito terminar o passeio, mas achamos melhor tentar recuperar um pouco da disposição para poder curtir o evento da noite.

Porém, o Fabio do Viagens Cinematográficas terminou o city tour e relatou sua experiência:

“O conjunto de museus da bela Praça da Liberdade foi nosso destino final do tour. Como o tempo era curto, foi preciso escolher um dos espaços, e fomos para o CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil, que apresentava a exposição ComCiência, de Patrícia Piccinini.

A fome era negra e fomos comer e tomar um café no Café com Letras, localizado dentro do CCBB” – link para o post completo aqui.

Noite no Albano’s

Depois de recarregar as baterias, eu e Vivi fomos para a Choperia Albano’s. Chegamos cedo e deu para caprichar nas fotos do espaço.

Encontro de Blogueiros Albanos

O Albano’s estava fechado só para o nosso encontro de blogueiros e nada mais

Aqui foi só festa. Assim que os ônibus chegaram do City Tour, o Albano’s  ganhou uma atmosfera completamente diferente dessa foto acima. Era palpável o clima de descontração e euforia de todos. Muito bate papo legal, blogueiros com histórias de viagens incríveis, engraçadas, românticas, tinha de tudo.

Tudo isso acompanhado de chopp, caipivodka, mojito, refrigerantes e sucos. Além de muito petisquinho delícia. Foi uma noite incrível, para entrar para a história dos encontros de blogueiros.

Encontro de Blogueiros Albano's

(Foto da Alê do Tô Pensando em Viajar)

Encontro de Blogueiros no Albano's Savassi

Imagina a farra… (Foto da Alê do Tô Pensando em Viajar)

-Dia 27-

Dia de muita palestra

O domingo, e último dia, foi repleto de palestras com temas interessantes. Todos estavam animados e ansiosos para esse dia.

De blogueiro a empreendedor de sucesso com moderação da  Claudia Saleh do Aprendiz de Viajante. As painelistas foram a Luciana Misura do Colagem, Cris Marques do Dentro do Mochilão e Adriana Lima do Xplora.

Projetos criativos e inspiradores para elevar seu blog ao cume com o Antônio Jr do Retrip e Gustavo Ziller do GZiller. Essa palestra foi incrível, fez geral pensar fora da caixinha. Muito inspiradora.

Relacionamento da indústria de turismo com os blogueiros com moderação do Thiago Khoury do Rodei e os painelistas Alberto G. Martins diretor da B4TComm, Garon Piceli gerente de comunicação da Loumar Turismo e a Flavia Perin gerente de relações públicas da Interamerican Network.

Conteúdo SEO – Rafael Sette Camara do 360meridianos.

Turismo Sustentável/Responsável –Luiza Antunes do 360meridianos , Cris Marques Dentro do Mochilão e  Claudia Saleh Aprendiz de Viajante nos alertaram sobre o turismo com exploração animal, preservação de parques e reservas, além de nos orientar a sempre valorizar o mercado local.

Workshop de Fotografia e Vídeo Helder Ribeiro do Nerds Viajantes, Mauricio Oliveira do Trilhas e Aventuras e Fabio Pastorello do Viagens Cine.

Pausa para foto:

Encontro de Blogueiros RBBV 2016 BH

Vem todo mundoooooo… (Foto da Alê do Tô Pensando em Viajar)

Speed Networking/ Mentoring fechando o evento com chave de ouro. Aqui, alguns blogs mais experientes e com mais tempo de carreira foram selecionados para ajudar os blogs caçulas, que estão começando agora, como é meu caso. E eu estava lá toda animada para ter um mentor ou mentora que pudesse me ajudar com as dúvidas que sempre aparecem. Meu grupo ficou assim: quatro blogs, cinco pessoas e um mentor. E vou te contar um segredo. O acaso é mucho loko mesmo. Lembra no início desse post, que eu contei que descobri a RBBV atrávez de um blog de viagem cujo os autores eram três rostinhos simpáticos? Pois é. Meu mentor é um deles.

Encontro de Blogueiros Mentoria

Rafael Sette é o mentor do meu grupo. Saca a nossa concentração ouvindo ele falar. (foto do Kaio do Coisos On The Go)

Claro que essa mentoria rendeu e quase perdi meu voo de volta para o Rio. Mas se tivesse perdido também, tava nem aí. Estava feliz da vida com o final de semana épico que pude vivenciar. Foram amigos que pude conhecer pessoalmente, pessoas novas que passei a seguir e admirar, conheci de perto alguns ídolos, aprendi muita coisa importante e que abriram novos horizontes para esse cantinho aqui.

O blog que nasceu de maneira despretensiosa, como um hobby e uma válvula de escape para a rotina louca da vida, que era lido apenas por amigos próximos e pela família, se transformou. Hoje ele quer e pode ir muito mais além. Voltei para o Rio com outra cabeça, e muita coisa anotada na minha daily planner. Por mais encontro de blogueiros como esse. Amém!

Encontro de Blogueiros da RBBV 2016 – Blogs Presentes

Encontro de Blogueiros Todos os blogs

O carômetro lindo que a Alessandra do Tô Pensando em Viajar fez

360meridianos | A Fragata Surprise | Abrace o Mundo | Andar Comigo | Aos Viajantes | Aprendiz de Viajante | Aprontando as Malas | As viagens de Trintim | Atravessar Fronteiras | Aventure-se | Bagagem de Memórias | Blog Apaixonados por Viagens | Blog da Glacy | Blog Pé na Estrada | Blog Só Viagem | Carta sem Portador | Cheap Trip | Coisos on the Go | Colagem | Colecionando Viagens | Com os pés no Mundo | Compartilhe Viagens | Contando Destinos | D&D Mundo Afora | Dentro do Mochilão | Desce Turismo | Destinos por onde andei | Diário de Turista | Dicas e Roteiros de Viagens | Dicas Nova York |
Em Cantos Fotográficos | Entreviagens | Escolha Viajar | Foco no Mundo | Fora da Toca | Freitas para o Mundo | Gaby Pelo Mundo | Gastando Sola Mundo Afora | Guia&Turismo | Idas e Vindas da Carol | Janela para o Mundo | Juny pelo mundo | Kari Desbrava | Leve Sem Destino | Locomotiva Viajante | Longe e perto | Longe Voar | Love and Travel | Luana Prazeires Collection | Mari Pelo Mundo | Meu Destino | Mil e Uma Viagens (1001 Trips) | Mineiros na Estrada | Nerds Viajantes | O Baú do Viajante | Olívia Garimpando Por Aí | Papo de Turista | Para Viagem |Pegadas na Estrada | Próxima Parada | Próximo Embarque | Quer saber? Eu amo viajar! | Quero Viajar Mais | Retrip Viagens | RêVivendo Viagens | Rodei | Segredos de Viagem | Sendocy | Sentidos do Viajar | Tá na minha Rota | Tirando Férias | Tire a Bunda do Sofá | Tô Pensando em Viajar | Trilhamarupiara Diário de Viagens | Trilhas e Aventuras | Turista Profissional | Turistando com a Lu | Turistando no Mundo | Uma Senhora Viagem | Vamos por Aí | Viagem Mais Fácil | Viagem sem frescura | Viagens Bacanas | Viagens Cine | Viagens Invisíveis | Viaggiando | Viajanderia | Viajando com Bruno Sgromo | Viajando com Sy | Viajando em 3.. 2.. 1.. | Viajando no Mapa | Viajante Comum | Viajar pela Europa | Viaje em Família | Viajei Bonito | Viciada em Viajar | Vícios de Viagem | Vida Cigana | Vida sem Paredes | Vivi na Viagem | Volto Logo | Vontade de Viajar | Wanna Dreams | Xplora | Ziga da Zuca

Veja o que rolou nesse mega encontro de blogueiros pela hash #EncontroRBBV2016 e se você ficou ainda mais curioso, confira o que os blogs andaram falando do encontro (lista atualizada até 07 de dezembro de 2016):

Dicas e Roteiros de Viagens – Encontro RBBV 2016 – Belo Horizonte
Uma Senhora Viagem – Encontro da RBBV 2016 emBH
Agradecimentos aos patrocinadores e apoiadores do evento: