06 de novembro de 2017

Minha Road Trip pela Namíbia

Quando eu comprei a passagem de avião rumo à Africa, uma coisa eu tinha certeza: teria que rebolar para conseguir fazer uma road trip pela Namíbia. Simplesmente porque não é fácil viajar sozinha por lá, já tinham me avisado.

Mas eu bolei um jeito que até deu certo. Eu decidi procurar um morador da capital namibiana no aplicativo Couchsurfing, onde meu avião chegaria, entrar em contato e perguntar qual seria a melhor maneira de viajar de carro por lá. Para a minha alegria, a primeira pessoa que mandei mensagem topou a ideia.

Saiba como é voar de TAAG Angola Airlines para Namíbia nesse post => Como é Voar de TAAG Angola Airlines para Namíbia

Encontrar o Melkies foi quase um milagre, porque ele está justamente querendo abrir uma empresa de turismo, com a intenção de levar turistas – que como eu – viajam sozinhos ou não querem alugar carro.  Só que ele tem muito que aprender, mais para frente desse post você vai entender o porque.

Bom, ele ficou encarregado de achar algumas pessoas interessadas no passeio. E ele achou, mais cinco. Isso, CINCO!

Sem mais rodeios, vamos ao que interessa.

Minha ideia inicial da Road Trip pela Namíbia

A ideia era descer pelo sul do país, até porque eu já tinha agendado um safari para o norte.

Saindo de Windhoek, a capital, ir até o Fish River Canyon, assistir o por do sol, dormir no camping, assistir o nascer do sol e pegar a estrada rumo a Lüderitz. Chegando lá a intenção era aproveitar o resto do dia e na manhã seguinte ir até a Kolmanskop, a famosa cidade fantasma. Depois disso, “subir” no mapa rumo a Sossusvlei, acampar e voltar para Windhoek passando por Solitaire.

Como realmente a road trip pela Namíbia ficou

Assim que cheguei na capital da Namíbia, o Melkies me disse que os planos tinham mudado. A ordem da viagem seria trocada porque como Fish River fica muito mais longe, a viagem seria muito cansativa logo de cara. Então a ideia era ir para Sossusvlei, Lüderitz e por último, Fish River. Ok! Até aí tudo bem.

O que me decepcionou logo de cara foi o horário que saímos da capital. Não tinha sido o combinado na noite anterior. Saímos com duas horas de atraso porque o Melkies – a pessoa que entrar no mundo do negócio – se atrasou. Mas tudo bem, acontece. Ignorei e comecei a conversar com as meninas que ele tinha achado para o passeio: uma alemã, e quatro finlandesas.

Mas no caminho para Sossusvlei, em uma estrada super remota, nosso pneu furou. Existem várias pedras no caminho, não há asfalto, o que mais se via eram carros 4×4 e vans como as que a gente estava.

Beleza, o pneu furou. Isso também acontece! É só trocar, certo?! Sim, se você tiver um step. Para o meu espanto, nosso carro não tinha um. O Melkies querido, não tinha feito o check-in no carro quando alugou. Dá para acreditar nisso?

Foi uma surpresa para todas nós. Era uma coisa meio óbvia! E ele, o homem do tour, o cara que quer ser guia, ter dado esse furo. Ficou um clima de desapontamento e decepção no ar. Por duas horas, ficamos paradas no meio do nada, no deserto da Namíbia, até que passou uma van igual a nossa com um step e nos “emprestou”. Fomos até uma oficina e consertamos o pneu. Nisso, perdemos nosso dia e atrasamos todo o roteiro.

Tá indo para África? Não esqueça de fazer seu seguro viagem. Você pode orçar, comparar preços e comprar diretamente no banner abaixo. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a manter um conteúdo de qualidade.

Seguro viagem africa 728x90

Teríamos que cortar alguma coisa do passeio. Tudo o que eu não merecia. Depois de tanto esforço e dedicação para montar o tour.

Chegamos no nosso camping já a noite. Com frio e cansados, montamos as barracas e depois jantamos.

No dia seguinte acordamos mega cedo porque “aproveitamos” o atraso e decidimos assistir o nascer do sol na Duna 45. Foi perfeito!

Road Trip pela Namibia Nascer do sol

Chegamos bem a tempo. A subida cansa mas a vista compensa demais. Nessa hora, ainda faz muito frio.

Depois de descermos, tomamos café da manhã todo preparado pelo Melkies.

Road Trip pela Namibia viajando

Calçando o tênis correndo porque na face da duna onde faz sombra, a areia é congelante.

Road Trip pela Namibia o que fazer

Nosso breakfast

Depois do café, seguimos para Sossusvlei, tínhamos que subir a duna Big Daddy antes do meio dia, senão, sofreríamos muito mais com o calor.

Conseguimos subir antes do meio dia, mas sofremos do mesmo jeito. Claro, estávamos no deserto. Mas todo o esforço dos 45 minutos de subida, valeu a pena. A paisagem é quase inacreditável aos olhos. Mas não é tão simples quanto eu estou contando. Na Namíbia existe uma máxima: se estiver com sede, beba água. Se não estiver com sede, beba água!

E no deserto tudo piora. É muito difícil você controlar sua sede para não cair no erro de encher a bexiga e não ter onde fazer xixi. Quando se tem moitas, fica mais fácil, mas nas dunas, não existe nada além de areia.

Road Trip pela Namibia O que fazer na Namíbia

45 minutos de subida

Road Trip pela Namibia Big Daddy

Uma das horas mais divertidas. Descer a duna correndo, ou se você tiver coragem, rolando.

Depois, descemos correndo a duna rumo a Deadvlei, as árvores mortas com mais de 900 anos. Mais um cenário de tirar o fôlego.

Road Trip pela Namibia Deadvlei

Nós seis em Deadvlei

Road Trip pela Namibia

Esqueletos de árvores totalmente ressecadas há mais de 900 anos

Depois disso tudo, estávamos exaustos. Muito sol, muito calor… Fomos para o camping tomar banho, almoçar e relaxar.

A noite, no camping, conversamos em volta da fogueira e escolhemos o que riscar do nosso roteiro. Lüderitz seria sacrificada. Votamos e achamos que Fish River Canyon teria mais a oferecer.

Veja o que eu trouxe para África no meu mochilão =>

Na manhã seguinte acordamos super cedo para poder chegar a tempo do pôr do sol. A viagem foi longa, muito longa. Mas conseguimos chegar a tempo.

Estávamos mortos, mas conseguimos contemplar o espetáculo.

Road Trip pela Namibia fish river canyon

A saída para os cinco dias de trilha começa nesse ponto. Somente trilhas guiadas são permitidas.

Road Trip pela Namibia Pôr do sol

A Namíbia só surpreende

Road Trip pela Namibia Fish River Canyon

Road Trip pela Namibia Fish River

Pôr do sol em Fish River Canyon

No dia seguinte, acordamos um pouco mais tarde, tomamos café da manhã e arrumamos as coisas. Tinham um caminho muito longo pela frente. Mais de sete horas de viagem pelas estradas da Namíbia.

Nossa road trip pela Namíbia ia chegando ao fim com um mix de emoções. A surpresa por conhecer um lugar tão exuberante e um pouco de decepção por não ter ido à Lüderitz e a cidade fantasma, que eu tanto queria fotografar. Porém, eu ainda estou na África, meu voo para o Brasil é saindo da Namíbia, então, quem sabe eu não consigo finalmente conhecer a cidade?

Caso você esteja planejando uma road trip pela Namíbia, e queira alugar um carro, não esqueça que o blog é parceiro da Rental Cars. Você não paga nada a mais por alugar um carro aqui, e ainda ajuda o blog. Faça uma cotação aqui.